Acompanhe-nos também

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Alimentos para detonar com o mau humor



Quem já experimentou irritabilidade nos momentos de descanso sabe como isso é irritante. Uma boa noite de sono e a prática de exercícios físicos são amigos conhecidos no combate ao estresse. Também é possível usar a alimentação para diminuir o nervosismo, a ansiedade e o cansaço, porque certos alimentos têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo a irritação. 

- alface : o  talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, a falta deste mineral pode causar depressão, confusão mental e cansaço.

- banana : diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranqüilo, graças à quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina B6, produtora de energia

- frutos do mar :  ricos em zinco e selênio,  agem no cérebro, diminuindo ansiedade e cansaço. Também são fontes de ômega3 (gordura que auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea) e proteínas, ambos essenciais para o bom funcionamento do coração. 

- laranja : ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, por causa da concentração de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Essa fruta ainda é energética, previne a fadiga e hidrata.

- mel : estimula a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar

- uva : a vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim. Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso. Rica em glicose, é um bom energético.

- ovo : As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade

- jabuticaba :  rica em carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Também é repleta de ferro não heme e vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo e suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos.

- espinafre : contém potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão. E ajuda a estabilizar a pressão arterial, além de garatir um bom funcionamento do sistema nervoso, graças as vitaminas A, C e do complexo B, fosfato e magnésio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário