Acompanhe-nos também

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

10 hábitos que fazem você engordar



1 - Pular refeições
a fome acumula e você exagera na dose. Além disso, alimentar ajuda a queimar calorias. O ideal é alimentar-se rigorosamente a cada 3 ou 4 horas, fazendo 5 refeições ( 3 principais e 2 lanches) ao dia.

2 - Não tomar o café da manhã
erro comum especialmente para quem exagerou na alimentação à noite. A pessoa não tem energia  durante o dia e favorece o consumo de lanches calóricos que fazem engordar.

3 - Assistir à televisão enquanto se alimenta
o metabolismo diminui, favorecendo o acúmulo de gordura. Comer assistindo televisão, lendo uma revista, falando ao telefone distrai e facilita os excessos alimentares.
O ideal é sentar-se à mesa, num ambiente tranquilo. Alimente-se devagar, descansando os talheres sobre a mesa entre uma porção e outra. Faça um teste e perceba que você necessita de uma porção muito menor para se sentir saciado.  
4 - Consumir muitos carboidratos simples
são digeridos mais rapidamente, elevando os níveis de açúcar no sangue. Balas, doces, pães, chocolates e bolos forçam o pâncreas a bombear quantidades ainda maiores de insulina para ajudar a restabelecer os níveis normais de açúcar no sangue. Estômago e o cérebro enviam sinais de fome, reiniciando o ciclo. o que vai fazer você desejar ainda mais doce. 

5 - Pagar para comer à vontade
erro muito comum é alimentar-se em excesso ao realizar as refeições em restaurantes que possuem um preço fixo para comer à vontade, como rodízios e self service sem balança.

6 - Não mastigar bem os alimentos
Comer rápido é um hábito comum, principalmente em cidades grandes. O cérebro leva por volta de 20 minutos para enviar sinais de satisfação. Além disso, mastigar mal os alimentos prejudica a digestão e é fator de risco para uma síndrome metabólica, uma combinação de sintomas como pressão alta, obesidade, colesterol alto, e resistência à insulina. 

7 - Beliscar
esse hábito faz com que a ingestão de calorias aumente. Isto ocorre quando não nos alimentamos corretamente, pulamos refeições ou os alimentos ingeridos são de baixo valor nutricional. É necessário distinguir a fome da vontade de comer e não passar longo período sem se alimentar.

8 - Não beber água suficiente
para funcionar adequadamente, o organismo necessita um mínimo de 8 copos de água por dia. Além de hidratar e facilitar a eliminação de toxinas, muitas vezes o organismo confunde sede com fome. Recomenda-se ingerir um copo de água uma hora antes das principais refeições

9 - Fazer uma grande refeição à noite
muitas vezes a pessoa passa muitas horas sem comer no trabalho. Quando chega em casa exagera na alimentação e logo depois vai dormir. O problema é que durante o sono o metabolismo reduz bastante, facilitando a transformação do alimento em gordura. O jantar deve ser leve e no mínimo 2 horas antes de dormir.

10 - Não exercitar-se com assiduidade
as duas únicas formas de emagrecer são reduzir a ingestão e aumentar a queima de alimentos, através de exercícios físicos. O ideal é priorizar este hábito logo no começo do dia ( uma caminhada ou sessão de academia, por exemplo) para não ser absorvido pela rotina e excesso de compromissos ao longo do dia. Lembre-se também que tudo pode ser exercício: usar escadas em lugar do elevador; parar o carro a 2 ou 3 quarteirões do seu destino; evitar o uso do controle remoto e do telefone sem fio. 

.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário