Acompanhe-nos também

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O que você queria saber sobre peelings



( imagem meramente ilustrativa; infelizmente não é possível obter-se tal resultado milagrosos com o procedimento)



Peelings são procedimentos capazes de corrigir marcas ( cicatrizes), manchas, alteracões do envelhecimento e melhorar a aparência e a qualidade da pele. Individualmente, é o procedimento mais comum para recuperação da pele envelhecida pelo sol. Os faciais são os mais comuns, mas podem ser aplicados em qualquer parte do corpo.

O  peeling retira uma camada da pele. Quando células jovens substituem as que foram embora, a pele ganha vitalidade, brilho e aparência saudável. No processo também vão-se manchas escurecidas, rugas, icatrizes, etc

Existem vários tipos de peeling:
- químicos que utilizam o efeito químico de substâncias ( ácidos retinóico, salicílico, glicólico, Jessner, etc)
-  físicos, que fazem lixamentos e abrasões na pele ( peeling de diamante, peeling de cristal)
 - a laser, ou ressurfacing a laser, que faz a retirada da pele com a ação da energia luminosa do  Laser.

Os peelings químicos podem ser muito superficiais , superficiais , médios e profundos dependendo da região da pele que atingem.

Os peelings superficiais e muito superficiais provocam descamação fina, como se a pele tivesse sido exposta ao sol. Depois da aplicação a pele fica ressecada, avermelhada e sensivel, o que melhora em uma semana. São realizados em série, com intervalo de 2 a 4 semanas entre eles.  Trata manchas, cicatrizes e rugas superficiais. Podem ser usados ácidos retinóico, glicólico, salicílico, entre outros. O retorno às atividades normais é imediato.

Os peelings médios são usados para manchas ( inclusive colo, mãos e braços), estrias, cicatrizes e rugas mais profundas. O desconforto pós procedimento é um pouco maior : a pele fica mais avermelhada e descama bastante. O tratamento é repetido até atingir-se o resultado ideal.

Os peelings profundos são mais radicais, indicados para pele muito envelhecida e muito marcada por rugas. O tratamento é doloroso e feito sob sedação. O tempo de recuperação varia de duas a quatro semanas. Há um protocolo de cuidados pós peeling, inclusive com a realização de curativos especiais.

Os tratamentos são personalizados  e devem ser iniciados com uma  consulta médica onde serão identificados os problemas e orientados eventuais exames que vão preceder o procedimento. Depois de uma ampla explanação, será escolhido o tipo de peeling a ser aplicado. se muito superficial, superficial , médio ou profundo.

Peelings muito superficiais não precisam preparo, mas os outros dependem de um preparo proporcional a profundidade. Este preparo é realizado com cremes, que vão condicionar a pele para que não apresente manchas no pós-peeling e para que cicatrize com mais facilidade. A fase de preparo varia de 15 a 30 dias.

Os peelings mais superficiais e médios  são procedimentos de consultório, porque não necessitam de qualquer ajuda de analgésicos para serem utilizados . Já os peelings profundos devem ser executados em bloco cirúrgico.

Na próxima parte do artigo, abordaremos os peelings abrasivos.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário