Acompanhe-nos também

sábado, 9 de junho de 2012

Alimentos termogênicos



Para emagrecer e manter a saúde, não há nada mais termogênico do que a atividade física. Durante os exercícios aeróbicos, a temperatura corporal alcança os graus mais elevados e a queima calórica torna-se maior, derretendo rapidamente  estoques de gordura em excesso. No entanto, certos alimentos  imitam o processo em menores proporções, quando consumidos com regularidade (diariamente), ajudam a queimar calorias. São os chamados alimentos termogênicos.

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo facilitando a queima de gorduras. Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém por si só não devem ser "encarados" como milagrosos. Devem ser incluídos aliados a uma alimentação saudável; e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. Sozinhos não têm nenhum efeito no organismo. A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações:


- Pimentões e pimenta-Caiena (pimenta-vermelha): 3 a 4g ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%. De pimenta, basta consumir meia colher de chá por dia.

- Gengibre: Pelo menos 1 pedaço de 2cm, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, na salada, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Outra ideia é colocá-lo na garrafinha de água que você consumirá ao longo do dia.

- Vinagre de Maçã: 1 e 1/2 colher de chá duas vezes ao dia. O vinagre não deve ser refinado.

- Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue - o que ajuda a diminuir a compulsão por doces - e inibem a ação da amilase,  enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal. Três xícaras de chá verde é o ideal para se tomar por dia. Uma ideia é usar o chá como base de sucos, no lugar da água. É o chamado suchá, ideal para ser tomado cinco minutos antes das refeições.

- Canela: 1g ( ½ colher de chá) duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.

- Guaraná em pó: em pó ou cápsulas, 2g, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.



- Água gelada: ao consumir água gelada, o organismo necessita de mais energia para elevar a temperatura para 37ºC, e com isso “gasta” mais calorias. Mínimo de 8 copos por dia de água em temperatura inferior a 16ºC



- Soja: o grão contém lisina e arginina, substâncias que estimulam a produção do glucagon, que tem ação térmica. Quantidade: 3 colheres de sopa por dia.



Estes são os alimentos  mais termogênicos, mas a lista não para por aí. Outros são: algas ( Clorella, 2 colheres de sopa em dias alternados) laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, alimentos ricos em ômega-3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau, etc), brócolis, água de coco, mostarda, aspargos, couve, acelga, orégano e até derivados de chocolate, cominho, mostarda, cebola, alho, curry, linhaça, gordura de coco. Para beber cafeína, guaraná, chá verde e água gelada são as melhores opções.

Anote essa receita fácil de um suco desintoxicante com termogênicos que equilibram o seu metabolismo. Bata na centrífuga três cenouras sem casca, duas maçãs sem casca, um pedaço pequeno de gengibre, uma folha de couve, um punhado de hortelã e um talo de salsão, e beba em jejum pela manhã.

É possível reduzir até 200 calorias ao dia fazendo uma alimentação saudável com a inserção dos alimentos termogênicos. Variando e comendo pelo menos dois deles, se consegue bom resultado.

Para garantir uma queima de gordura maior ainda, é só consumir os alimentos termogênicos antes da atividade física.



Apesar de naturais, uma atenção especial deve ser dada aos hipertensos e/ou cardiopatas, gestantes e lactantes, pessoas com problemas gastrointestinaisl. Assim, uma avaliação nutricional prévia se faz necessária, uma vez que o exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário