Acompanhe-nos também

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Como tratar as marcas de acne


A acne é uma doença que atinge principalmente adolescentes mas que também afeta adultos, principalmente mulheres entre 20 e 40 anos. Algumas pessoas desenvolvem formas mais graves de acne, que podem deixar sequelas cicatriciais, como manchas e alterações da superfície da pele, principalmente cicatrizes deprimidas.

Vários tratamentos podem ser utilizados para a correção destas cicatrizes e a indicação de cada um deles depende de cada caso. Em uma mesma pessoa, pode ser necessária a utilização de mais de um método, para se obter um melhor resultado. Nestes casos, o tratamento pode ser demorado, pois um procedimento pode não ser compatível com o outro. Paciência e controle da ansiedade em resolver tudo de uma vez é recomendada. A melhora da pele pode demorar, mas os resultados vão persistir para sempre.

Veja, abaixo, as técnicas mais frequentemente utilizadas:

Peelings químicos: podem ser superficiais, médios ou profundos, de acordo com a profundidade da pele que se deseja atingir. Os resultados são mais aparentes quanto mais profundos são os peelings, assim como aumentam também os riscos de efeitos colaterais e o desconforto durante o peeling e no pós-peeling. Bons resultados podem ser obtidos com peelings superficiais repetidos e realizados a pequenos intervalos, principalmente para o tratamento de manchas causadas pela acne. Além de clareá-las, os peelings melhoram a textura da pele, que fica mais uniforme e melhora o seu aspecto como um todo. Se as cicatrizes forem mais profundas, os peelings médio e profundo podem ser utilizados.

Dermoabrasão ( peeling físicos): consiste no lixamento da pele e está indicado nos casos em que há presença de cicatrizes deprimidas e profundas, principalmente aquelas com bordas bem delimitadas. Os mais comuns são o de diamante e cristal.

Radiofrequência: consiste na estimulação do colágeno e fibras elásticas, para preencher pequenas depressões cutâneas causadas pelas cicatrizes acneicas, através da emissão de raios que aquecem a pele. Em geral, são necessárias 5 a 10 sessões em intervalos quinzenais.

Luz pulsada: o tratamento é semelhante à dermoabrasão só que, ao invés das lixas, a remoção do tecido é feita pela luz emitida pelo laser. Assim, a profundidade do tecido a ser removido é controlada pelo computador, enquanto que, na dermoabrasão, depende mais da sensibilidade do profissional. É indicado para cicatrizes deprimidas de bordas bem marcadas, bem como manchas e cicatrizes superficiais



O melhor é prevenir

O tratamento da acne em sua fase inicial evita a formação de cicatrizes. Existem medicamentos e cuidados gerais com a pele que controlam bem a doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário