Acompanhe-nos também

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Baixa autoestima propicia o ganho de peso





Para perder peso de forma saudável, existem apenas três passos: praticar exercícios físicos com regularidade, manter uma dieta equilibrada e , principalmente, não descuidar da autoestima. 
A autoestima  é indispensável para emagrecer e não readquirir o peso novamente. Sua falta faz com que você sabote o regime ou crie disciplina para levar adiante a meta de afinar a silhueta. Autoestima baixa significa, entre outras coisas, uma grande insegurança. Uma pessoa insegura dificilmente se sente motivada a desafios grandiosos. E perder peso é um grande desafio.

A autoestima em alta eleva a confiança e a determinação, dois fatores fundamentais para que uma dieta seja bem sucedida. Emagrecer é um processo lento, assim como comer é prazeroso. As pessoas têm uma tendencia natural em descontar naquilo que comem os seus problemas e angústias. Esta combinação destrói qualquer dieta.  Pessoas com baixa autoestima encontram na alimentação uma válvula de escape.
 
Naturalmente e quase sem perceber, uma pessoa que sofre de baixa autoestima come além do que o corpo necessita. Com isso, aparece a frustração. É um ciclo vicioso e difícil de ser quebrado. A pessoa se sente infeliz e desvalorizada, passa a comer mais e, quando tenta emagrecer e percebe a dificuldade de eliminar o peso, ela perde a confiança e abandona o plano de emagrecimento.

O desânimo provocado por uma baixa autoestima culmina, inevitavelmente, na dificuldade de acreditar em si mesmo. Sem confiança, os pensamentos negativos e autodestrutivos, como o "eu não consigo fazer nada direito", ganham espaço e o estímulo necessário para mudar hábitos e incorporar uma vida mais saudável fica praticamente inexistente.
Além de prejuízos estéticos, estar acima do peso pode desencadear problemas de saúde, principalmente os cardiovasculares. A obesidade é um fator de risco para várias doenças.

Os sinais de baixa autoestima são fáceis de identificar. Acreditar que é passado para trás o tempo inteiro ou se achar sempre vítima, duvidar de seu potencial para realizar tarefas, evitar se expressar e deixar de opinar sobre algo, ser dependente da opinião alheia, sempre enxergar o pior de todas as situações e ocultar a sua personalidade são alguns deles. Contornar esses traços com ajuda de tratamento psicológico é fundamental para dar espaço para aumentar o bem-estar. Consequentemente, como num efeito dominó, quem aumenta autoestima consegue lidar melhor com desafios, inclusive o de emagrecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário