Acompanhe-nos também

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Exageramos na alimentação. E agora?



Todo fim de ano é a mesma coisa: por mais que prometamos nos controlar, é muito fácil comer mais do que o costume, deixando a dieta de lado. Pior que contar calorias extras  ingeridas é lidar com os danos provocados pelos radicais livres que são produzidos durante a digestão.
Radicais livres atacam as células e promovem o desenvolvimento de problemas crônicos, como doenças cardíacas, diabetes e câncer, além de envelhecer mais rápido. E quanto mais comemos, mais produzimos radicais livres.

Confira alguns alimentos que ajudam a reduzir os danos causados pelo excesso de alimentação, ajudando a voltar ao caminho da dieta saudável:

Temperos: adicionar temperos na alimentação ajuda a reduzir os efeitos negativos da gulodice. Quem consome refeições com até duas colheres (sopa) de temperos (orégano, alecrim, canela, pimentas, alho, páprica etc) reduz o triglicérides e os níveis de insulina e aumenta a quantidade de antioxidantes.

Suco de laranja: os flavonoides, tipo de antioxidante do suco, podem evitar os danos que os radicais livres de uma refeição gordurosa trazem ao coração.

Frutas: troque a sobremesa por frutas, em especial as ricas em antioxidantes, como cerejas, kiwis, uvas, morangos etc.

Vinagre: uma colher (sopa) de vinagre na salada ajuda a manter o índice glicêmico estável depois de uma refeição rica em carboidratos. Este índice costumam subir rapidamente depois da refeição e depois abaixa, trazendo a fome e é um problema grande para quem tem diabetes.

Vinho: os antioxidantes do vinho tinto reduzem o impacto das comidas gordurosas no organismo, porque protegem dos radicais livres. Use a bebida como ingrediente ou a saboreie durante o jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário