Acompanhe-nos também

sábado, 21 de janeiro de 2012

Torta de banana light



Ingredientes:
2 ovos de galinha
2 colheres (sopa) de margarina sem sal light
6 bananas nanicas
1/4 xícara (chá) de adoçante tipo forno e fogão
1/2 xícara (chá) de Farinha de trigo
2 colheres(chá) de Canela em pó
1 colher (sopa) de Fermento em pó químico


Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos com a margarina. Na sequência acrescente 4 bananas fatiadas grosseiramente, o adoçante, a farinha de trigo, a canela e por último o fermento. Despeje a mistura em forma redonda untada com manteiga e farinha de trigo e coloque por cima as 2 bananas restantes em rodelas e polvilhe com canela em pó e um pouco de açúcar. Asse em forno médio/alto por aproximadamente 25 minutos.


Rende 10 porções
Receita retirada do site Dieta e Saúde


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Saber comer, as regras de ouro *


Coma comida! É assim que Michael Pollan, professor da Universidade de Brerkeley e um dos jornalistas científicos mais premiados desde século, inicia seu livro que contém 64 regras de ouro para se aprender comer bem.

A simplicidade com que Pollan descreve as regras é formidável. Nada de receitas complexas e mirabolantes. Ele vai direto ao ponto e seu texto consegue alcançar o leitor, mostrando que uma boa alimentação é um processo contínuo e passa necessariamente pela geração de uma sabedoria alimentar, que deve ser cultivada e transmitida de pai para filho.

Ao indicar que devemos comer comida, o autor faz referência aos 17 mil novos produtos que chegam as prateleiras anualmente nos supermercados, com intuito de disputar nosso orçamento alimentar. Sendo, esse o primeiro passo para a boa alimentação: saber identificar o que é comida de verdade entre todos os produtos industrializados criados por cientistas alimentares, à base de muitos aditivos químicos, altamente processados e que fazem muito mal à saúde.

Entre dezenas de excelentes dicas de boa alimentação encontradas no livro, uma em especial chamou minha atenção e reforça ainda mais a importância de saber diferenciar o que é comida de verdade: Não coma nada que sua bisavó não achasse que era comida.” Com essa regra, Pollan, nos convida a imaginar nossa bisavó andando pelos corredores do supermercado e pegando uma embalagem de iorgurte GO-GURT e sem fazer idéia do que é aquele cilindro de gel colorido com sabores: – É comida ou pasta de dentes? – Questionaria a vovozinha.

Evite produtos alimentares com mais de cinco ingredientes, e ainda: Evite produtos alimentares que uma criança do terceiro ano não consiga pronunciar. O autor não é inflexível e deixa a critério do leitor definir o número de ingredientes, mas é catedrático ao afirmar: Quanto mais ingrediente tiver um alimento embalado, mais altamente processado ele será.  Junta-se à essa lista, outras preciosidades, tais como: Se tem o mesmo nome em todas as línguas não é comida (lembre-se do Big Mac, dos Cheetos ou da Pringles).

Pollan, ainda sugere o tipo de comida devemos comer: Coma cores! Esse conselho eu já conhecia, de uma outra forma, através de uma nutricionista que me ajudou a livrar de uma gastrite desagradável e de um longo tratamento com um gastro que nunca tinha fim. Melissa Bonesi, sugeria sempre que devemos comer no almoço pelo menos cinco cores. Para garantir que estava tudo entendido e contratado, no final ela arguia: Cite exemplos de alimentos brancos, verde-claro, verde-escuro, vermelho, laranja, amarelo.  Essa é a garantia que estamos consumindo vitaminas e sais minerais que nosso organismo precisa, uma vez que as cores dos alimentos definem qual o grupo vitamínico eles podem nos oferecer, explicava ela.   Confirmo: funciona, pois na época desse acompanhamento nutricional, foi quando senti meu organismo com mais resistência e disposição.

E como devo comer? Pollan, tem muitas respostas e uma delas é: Pague mais coma menos: com a comida, tal como muitas outras coisas, o barato sai caro. É preciso levar em conta entre a qualidade e a quantidade; a experiência alimentar, a duração de uma refeição ou o prazer que se tira dela – não tem necessariamente a ver com o número de calorias consumidas. Fiquei pensando depois de ler essa regra: Séra que é por isso que hoje os sucos de frutas são mais caros que os refrigerantes?
O livro todo é um convite ao cuidar, ao dar importância ao que realmente importa e tudo é descrito de maneira simples como tudo que é bom na vida.

Recomendo: Saber Comer: as 64 regras de ouro – Michael Pollan –  Editora Lua de Papel – Leya

Aprenda como cuidar bem do seu pescoço



A pele do pescoço sofre com a ação do tempo tanto quanto a do rosto por causa do movimento constante a que é submetida.

Nessa região, a pele é mais fina, delicada e pobre em lipídeos, o que faz com que fique seca, menos resistente às agressões do meio externo e mais propensa à formação de rugas.

Atualmente, além dos cremes preventivos e peelings físicos e químicos, o rejuvenescimento do pescoço também pode ser feito com injeções de toxina botulínica, luz pulsada intensa e a cirurgia plástica convencional.

Indicado para mulheres entre 35 e 65 anos, a aplicação de toxina botulínia numa área triangular, bem no centro do músculo platisma, faz com que ele relaxe. Assim as pregas do pescoço se suavizam e a região logo abaixo da mandíbula se eleva. Uma aplicação malfeita de toxina botulínica no pescoço pode causar alterações da sensibilidade e problemas motores, como dificuldade de engolir, por exemplo. Sem falar no risco do rosto ficar mais puxado de um lado do que do outro...

A luz pulsada intensa é utilizada para firmar a pele e combater as manchas próprias da idade. O protocolo recomenda 3 sessões de luz pulsada, uma a cada mês, intercaladas com peeling químico na região. Os resultados são bastante satisfatórios.


No dia a dia, para evitar o envelhecimento precoce do pescoço é importante utilizar um bom hidratante, e a aplicação diária de um protetor solar, chapéus e roupas especiais para quem pratica esporte.  O sol acelera o envelhecimento da pele porque oxida e destrói as células que dão a sua consistência e qualidade, daí o aparecimento de manchas e consequentemente, da aparência envelhecida. Além do sol, o cigarro é também um grande inimigo da pele, pela produção de radicais livres.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Lanches gostosos, saudáveis e pouco calóricos para o intervalo entre as principais refeições




Para não chegar faminto e exagerar nas porções do almoço ou jantar, é importante sempre incluir um lanche entre as principais refeições. É preciso muito cuidado, no entanto, para que esses lanches não acrescentem muitas calorias ao seu cardápio, atrapalhando a sua dieta. Aqui vão algumas sugestões de lanches saudáveis, gostosos e práticos, todos com até 160 calorias

a. 1 unidade de queijo fundido tipo Polenguinho light + 1 fatia de pão integral + 1 kiwi = 158 calorias

b. 1 iogurte desnatado ou light + 1/2 unidade de mamão papaya = 130 calorias

c. 1 yakult + 1 maçã = 120 calorias

d. 1 barrinha de cereais light + 2 ameixas vermelhas = 140 calorias

e. 1 torrada light + 1 colher de geléia light + 1 xícara de chá verde com adoçante = 140 calorias

f. 2 fatias de pão integral + 2 fatias de peito de peru + 1 lata de chá Nestea/ Leão light = 150 calorias

g. 1 pão de queijo + 1 maçã = 154 calorias

h.2 torradas light + 2 colheres de sopa de cream cheese light + 1 xicara de chá sem açúcar ou com adoçante = 130 calorias

i. 1 fatia de pão integral light + 1 fatia de ricota + 1 fatia de peito de peru + 1 copo de refresco em pó tipo Clight = 160 calorias

j. 1 copo de leite desnatado batido com 5 morangos = 147 calorias

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Wrap de frango e salada de kani e manga - light, prático e gostoso

Wrap de frango




Ingredientes:

1 filé médio de frango grelhado
2 colheres (sopa) de creme de ricota light
2 colheres (sopa) cheias ralada de cenoura crua
2 unidades de wrap 10 light ( ou pão sírio light)
2 folhas médias de alface americana crua


Modo de preparo:

 Pique o frango em pequenos cubos. Em seguida, misture o creme de ricota com o frango e a cenoura ralada. Coloque recheio sobre o rap 10 e por último acrescente as folhas de alface. Dobre as laterais e enrole. Leve ao forno até dourar. Corte ao meio e sirva em seguida. Esse sanduíche pode ser acompanhado por uma deliciosa salada de folhas.



.

Salada de kani e manga



Ingredientes

1 pote de iogurte natural desnatado
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de tempero misto para salada
2 colheres (sopa) de endro fresco
400g de kani desfiado
2 xícaras de aipo em tiras finas
1/2 maço de rúcula
2 xícaras de manga em cubos

Modo de Preparar

Para o molho, bata rapidamente no liquidificador o iogurte, amostarda, o tempero misto e o endro. Em um tigela, misture bem o kani, o salsão e o molho recém preparado. Disponha as folhas de rúcula em pratos de sobremesa ou taças largas e coloque a salada no centro. Distribua a manga sobre a salada. Sirva em seguida.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Trocas inteligentes para perder peso com rapidez



Com trocas simples no cardápio você perde peso sem se submeter a uma dieta muito restritiva.

No café da manhã:

- substitua o pão francês ou pão de forma branco pelo pão integral light, que além de ser mais completo em nutrientes fará com que seu intestino funcione melhor;

- o leite integral pode ser substituído pela versão desnatada ou semi-desnatada. Nao deve ser eliminado da dieta, porque é a melhor fonte de cálcio nutriente responsável pela saúde dos ossos. Queijo muçarela e iogurte podem ser substituídos por ricota, queijo cottage, queijo light e iogurte light;

- presunto, salame e mortadela são muito gordurosos e podem ser substuídos pelo presunto sem capa de presunto ou peito de peru;

- melão, melancia, ameixa preta e mamão papaia são opções de frutas com baixas calorias


No almoço e jantar

- inicie a refeição com uma bela salada, mas dispense os molhos, muito calóricos. Você pode temperar sua salada com vinagre, orégano e ervas, por exemplo. Coma bem devagar para que o cérebro envie sinais de saciedade para o organismo e você possa ingerir menos alimentos;

- em lugar da torta de legumes ou legumes gratinados, prefira legumes cozidos ou crus, que devem estar diariamente na sua dieta;

- tire toda a capa de gordura da picanha e a pele do frango. Dê preferência aos assados e grelhados. Alterne o consumo de carne bovina com frango, peixe e ovos;

- substitua os molhos elaborados de massa pela massa simples com molho de tomate. Evite gratinados com molho branco ou quatro queijos;

- substitua o refrigerante pela água ou pelo suco. Líquidos devem ser consumidos em pequena quantidade ( 200 ml) nas refeições, porque diluem o suco gástrico, dificultando a digestão;

- substitua o doce da sobremesa por uma fruta ou gelatina light 

- substitua congelados por alimentos frescos. Legumes crus, como cenoura e pepino podem ser armazenados limpos e ralados;

- substitua os sanduíches ricos em gordura pelos naturais, como sanduíche de atum no pão integral. Acrescente salada e um legume para que ele fique mais saudável.


Nos lanches

- substitua a bolacha recheada pelo biscoito integral ou barrinha de cereais;

- substitua bombons, chocolates e doces por uma fruta;

- substtua o refrigerante por água, suco ou chá. Lembre-se que o corpo precisa de pelo menos dois litros de água por dia 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Só 22 calorias por porção - sorvete de mamão papaia com iogurte *




Ingredientes:2 mamões papaia (sem casca e sem sementes)
1 xícara (chá) de água quente
1/2  xícara (chá) de adoçante
1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

.
.
Modo de preparo:Corte o mamão em pedaços e coloque no liquidificador. Bata até obter um creme. Reserve 2 xícaras. Em uma panela, misture a água quente e o adoçante. Leve ao fogo até dissolver completamente. Acrescente o adoçante
dissolvido ao mamão e misture bem. Leve para congelar por 4 a 6 horas, até
firmar. Mexa de hora em hora para desmanchar os cristais de gelo. Transfira a mistura para o liquidificador. Adicione o iogurte e a baunilha. Bata até obter um creme liso. Congele.




Rendimento: 8 porções
Valor calórico:  22 calorias por porção


* extraído do livro de receitas A dieta do bom humor, Dra. Sônia Tucunduva Philippi - Editora Panda Books

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Regras gerais para uma boa alimentação





Uma alimentação saudável deve basear-se no equilíbrio, variedade e moderação.

O equilíbrio vem com a utilização de uma dieta que ofereça todos os tipos de nutrientes ( proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água) em proporções estabelecidas de acordo com as necessidades individuais.

A variedade, na escolha de alimentos variados, pois nenhum alimento isoladamente consegue fornecer todos os nutrientes que o corpo precisa. A moderação requer atenção às quantidades.

Deve-se

  1. utilizar alimentos de qualidade, limpos e frescos;
  2. incluir em cada refeição alimentos de todos os grupos alimentares ( pão, vegetais, frutas, leite, carnes);
  3. comer a horas certas e não esquecer nenhuma refeição;
  4. comer com calma, mastigando corretamente os alimentos;
  5. optar por uma alimentação fracionada, mantendo intervalos de, no máximo, três horas entre as refeições;
  6. consumir diariamente leite e derivados com baixos teores de gordura ( light ou desnatados;
  7. consumir pelo menos das frutas ao dia;
  8. consumir cereais, hortaliças e legumes em abundância;
  9. preferir consumir alimentos integrais a alimentos refinados ( preferir pães escuros aos pães claros);
  10. ingerir carnes brancas ( peixes) com maior frequência que carnes vermelhas ( frango, boi, porco);
  11. evitar alimentos com muito sal;
  12. evitar alimentos açucarados ( bolos, doces, refrigerantes);
  13. evitar alimentos fritos, gordurosos ou elaborados com muita gordura ou óleos;
  14. beber líquidos em abundância ( água, limonada sem açúcar ou infusão de ervas);
  15. evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  16. preferir alimentos naturais de origem animal ou vegetal.


São vilões da boa forma:

  1. cloreto de sódio: sal comum de cozinha é um mineral refinado;
  2. carboidratos concentrados: acuar, farinhas brancas, arroz branco, álcool, etc
  3. gorduras concentradas: manteigas, margarinas, creme de leite, etc
  4. proteínas concentradas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Aproveite a promoção nas 4as. feiras de janeiro



Pacote de rejuvenescimento facial

consulta médica + 3 peeling diamante + 3 sessões de radiofrequência ( Hertix)

R$ 320,00 em até 2 x


* Válido para procedimentos agendados para 4as feiras de 8:30 às 20:30
Agende seu horário elo telefone 2514.1860

** Foto meramente ilustrativa, não representando promessa de resultados

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012


Combata em definitivo as estrias

5 sessões de corrente galvânica + 5 peelings de diamante + 5 peelings químicos ( ácido retinóico ) =

4 x R$ 240,00