Acompanhe-nos também

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Chá branco x chá verde: como escolher o melhor





Como o chá verde, o chá branco é proveniente da Camellia sinensis, planta rica em substâncias antioxidantes chamadas polifenóis, que ajudam no equilíbrio do colesterol, na melhora do sistema circulatório e na regeneração da saúde da pele.


Apesar da mesma origem, a produção do chá branco é diferente. O principal diferencial está na colheita das folhas, que se dá antes das flores se abrirem e é feita somente em dois dias do ano, entre os meses de abril e maio. Para o processo, são utilizados apenas os brotos mais jovens da planta. Esses brotos têm uma leve coloração prateada por ainda estarem cobertos por uma fina penugem branca. Daí a origem do nome “chá branco”.
 

Por ser proveniente de brotos muito jovens e ser uma versão menos processada do chá verde - o branco não passa pela fermentação -, acredita-se que o chá branco apresente maior concentração de substâncias bioativas. E nessa fase de maturação, os brotos apresentam alta concentração de substâncias antioxidantes. Por esse motivo, diz-se que o chá branco é capaz de trazer resultados mais surpreendentes e mais potentes do que o chá verde.


Como são todos extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis, o chá verde, o preto e o branco têm as mesmas propriedades, mas não a mesma potência em relação aos resultados. Os processos de torrefação e fermentação reduzem os benefícios da erva, especialmente no chá preto. O chá branco oferece benefícios bem próximos aos do chá verde, mas como ele é menos processado, tem as propriedades mais acentuadas.


Para quem não toma chá verde porque não suporta o gostinho de capim, as desculpas ficam por aqui. O chá branco tem um gosto bem mais doce e suave.


Assim como o verde, o chá branco é capaz de retardar o processo de envelhecimento, abaixar os índices de colesterol ruim, acelerar o metabolismo e queimar gordura corporal. Testes clínicos indicam que, aparentemente, o chá branco é capaz de aumentar as taxas metabólicas, acelerar a oxidação das gorduras e funcionar como coadjuvante da perda de peso.


Por conservar suas propriedades naturais, o chá branco é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. O produto é bastante utilizado em programas de emagrecimento e de controle da obesidade. Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, substâncias encontradas na Camellia sinensis ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória, antigripal e anticancerígena, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.


O chá branco pode ser consumido quente ou gelado, de preferência sem açúcar, pois ele já possui um sabor adocicado. Recomenda-se que o chá seja consumido sempre antes das 18h, pois a cafeína presente nele pode atrapalhar o sono.


Os principais países produtores são China, Japão e Índia. Como a colheita é feita apenas dois dias por ano, o chá branco é mais raro e também mais caro do que o chá verde e que o chá preto.
O chá branco pode ser encontrado em lojas de suplementos nutricionais e de chás importados. 


As contra-indicações ficam limitadas às gestantes, pois o consumo excessivo pode aumentar a concentração de cafeína no corpo, causando insônia, tremedeira e irritabilidade.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário