Acompanhe-nos também

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

5 passos para deixar sua pele pronta para a primavera



É hora de iniciar os preparativos da pele para a nova estação, da mesma maneira que trocamos as roupas de inverno por outras mais leves no armário.
Sem o rigor do frio, as pessoas passam mais tempo fora de casa, expondo a pele ao sol e ao tempo seco. Apesar de sutis, algumas mudanças no ritual de cuidados podem fazer grande diferença na saúde e aparência da pele, além de deixá-la bem preparada para o verão.

1 – Proteção solar : o sol ativa o processo de envelhecimento, além de provocar um dano crônico que eventualmente pode resultar em câncer de pele. Lembre-se que janelas de vidro não protegem a pele: motoristas não usam filtro solar costumam desenvolver  manchas senis e rugas em maior quantidade do lado esquerdo da face. O mesmo se aplica a dias nublados ou luz artificial dos escritórios. Atenção especial deve ser dada à parte de trás das orelhas, lábios, dedos e outras regiões normalmente esquecidas. O filtro solar deve ter um FPS mínimo de 20. Prefira produtos com filtros com a tecnologia de nanomolécula de avobenzona que penetram mais profundamente na pele que os produtos comuns.

2 – Hidratação : até a década de 70 os hidratantes eram simples, à base de glicerina e outras substâncias gordurosas. A descoberta da ação rejuvenescedora dos ácidos derivados da vitamina A, como o retinol, capaz de alcançar camadas mais profundas da epiderme marcou  as últimas 3 décadas. Hoje as pesquisas se voltam à absorção de substância pela derme, camada onde ficam os fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno, poderoso no combate ao envelhecimento. É importante que a pele esteja sempre bem hidratada, qualquer que seja o tipo de hidratante utilizado.

3 – Limpeza e esfoliação regular: os cuidados com a pele nessa época incluem limpeza, esfoliação, tonificação e hidratação. Condições de acne podem piorar por causa do aumento do suor característico da elevação de temperatura. Depois da prática de esportes, sempre lave o rosto com um sabonete brando. Assegure de não exagerar na esfoliação– uma ou duas vezes por semana é suficiente.

4 – Inspecione sua pele cuidadosamente. Se notar diferenças ou pintas que aumentaram ou mudaram seu aspecto recentemente, procure seu médico.

5 – Dieta e exercícios regulares: a pele resseca bastante na primavera. Mantenha uma dieta rica em frutas, vegetais, beba bastante água e siga uma rotina de exercícios físicos regularmente.

Não é à toa que dizem que a beleza vem de dentro para fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário