Acompanhe-nos também

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conhecendo melhor os seus cabelos




Através dos tempos a moda expandiu-se aos cabelos muito além das vestimentas, gerando uma busca incessante pela aparência diferenciada. Dúvidas sobre a ação dos cosméticos capilares e a saúde dos cabelos são cada vez mais comuns nas clínicas de estética. A maior parte se deve a esclarecimento de quais técnicas e produtos químicos são mais indicados para permitir que os cabelos sofram as alterações desejadas de seu aspecto natural e, ao mesmo tempo, mantenham-se saudáveis e belos.

O ciclo capilar é tradicionalmente reconhecido por três fases: crescimento, regressão e repouso.

Na primeira fase. cuja duração depende de aspectos genéticos, o cabelo cresce ativamente. No couro cabeludo, tem duração de 2 a 6 anos com taxa de crescimento de aproximadamente 0,03 a 0,045 mm por dia, com taxa de crescimento mais acelerada nas mulheres.  85- 90% de todos os cabelos estão nesta fase de crescimento. Há pessoas que podem ter os cabelos bem compridos porque têm esta fase de longa duração. Entretanto, os indivíduos que possuem a fase  curta não conseguem que seus cabelos atinjam um comprimento longo. Apesar de a cultura popular ensinar diversas fórmulas e simpatias para fazer os cabelos ficarem mais longos, o comprimento máximo do cabelo é geneticamente determinado e não sofre influência de suplementação vitamínica ou tratamentos tópicos.

Menos de 1% dos cabelos está na fase de regressão, que pode durar entre 2 e 3 semanas.

No fim do processo de regressão, o folículo entra no seu “estágio de repouso”, que dura 3 meses. 10-15% dos fios de cabelo estão em repouso, refletindo uma queda de 100-120 fios por dia normalmente.
Cabelos são mais maleáveis e elásticos do que as unhas porque têm menor quantidade de pontes  na queratina. A queratina é a principal responsável pela rigidez e força dos fios.
A cor dos cabelos do couro cabeludo é dada por dois tipos melanina. Os cabelos podem ser cinza, loiro, castanho, vermelho e preto, dependendo da quantidade e a taxa de eumelanina (marrom e preta) e feomelanina (amarela e vermelha).

A pigmentação do cabelo ocorre durante a fase de crescimento.

A eletricidade estática preferencialmente afeta cabelos secos,  maus condutores. Pode-se criar um problema estético, pois cada haste se repele dando o aspecto “arrepiado” do cabelo. Este problema pode ser contornado, penteando o cabelo sob condições de baixa temperatura ou aumentando a umidade capilar.
Cabelos caucasianos, asiáticos e afro têm a mesma composição química, porém com algumas diferenças estruturais que conferem as suas características visuais tão peculiares a cada tipo. Os cabelos afro oferecem menor resistência à quebra quando penteados. O fio é achatado em forma de fita, com crescimento paralelo ao couro cabeludo. Por tudo isso, é um cabelo mais difícil de desembaraçar e pentear. Os cabelos asiáticos são os mais lisos e mantêm um diâmetro invariável ao longo da haste. Têm a maior resistência à quebra quando penteados. Os fios  crescem perpendicularmente ao couro cabeludo, sendo desembaraçados com maior facilidade. Os fios de cabelo caucasianos são intermediários em relação às características dos outros dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário