Acompanhe-nos também

terça-feira, 27 de março de 2012

Conheça os melhores exercícios para combater a obesidade



 

O sedentarismo amplia a predisposição genética para a obesidade, mas é possível reduzir esses efeitos pela metade. Um estudo feito pela da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em Boston (EUA), aponta que uma caminhada de uma hora por dia é capaz de reduzir o fator genético da doença. Os resultados mostraram que praticar caminhada em um ritmo regular diariamente reduz a influência genética na obesidade, resultando em uma queda pela metade do IMC dos indivíduos.


Todos os exercícios devem ser precedidos por um aquecimento. As pessoas com sobrepeso devem redobrar a atenção com o aquecimento e o alongamento.

 

Exercícios aeróbios

Exercícios como caminhada, bicicleta e a dança podem fazer parte do treino. Mas para garantir que as aulas estão no ritmo adequado, é fundamental fazer uma avaliação física e solicitar orientação médica.
O acompanhamento de um personal trainer contribui para evolui a dificuldade do treino sem riscos à saúde. O principal cuidado, na fase inicial, é com o desenvolvimento de lesões nos músculos e nas articulações e de doenças cardiovasculares.

Hidroginástica

Exercícios na água reduzem o peso sobre as articulações, favorecendo aulas mais longas e maior queima de calorias. Sessões de hidroginástica emagrecem e ainda relaxam o corpo. A água consegue aliviar a tensão causada pelo excesso de peso, tornando a hidroginástica uma atividade revigorante.

Esportes na água

Natação e outros esportes adaptados para a água contribuem para a perda de peso. Vôlei e pólo são jogos que podem ser disputados na água.
O programa de exercícios completo deve incluir também a musculação, além do alongamento e dos exercícios aeróbios, pois ela vai auxiliar o paciente a ganhar força muscular, além de ajudar na perda de gordura. Peça ajuda ao seu médico e ao professor de educação física para obter um treino adequado ao seu grau de obesidade e nível de resistência física.

Frequência sem riscos

Para perder peso com exercícios, você precisa treinar de 60 a 90 minutos por dia, pelo menos cinco vezes na semana. A recomendação para pessoas com obesidade é mais rigorosa do que para quem tem sobrepeso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário